Limeira lança plataforma para agendamento de consultas on-line

Limeira lança plataforma para agendamento de consultas on-line

A Prefeitura de Limeira anunciou, na última sexta-feira, 226, o “Agenda Fácil”, pacote de avanços tecnológicos na área da Saúde que começa a funcionar em 1º de outubro. O sistema permitirá o agendamento virtual de consultas, o envio automático de confirmação e lembrete de consultas, além da emissão de autorizações de exames pelo WhatsApp.

Agendamento de Consultas

O funcionamento do Agenda Fácil foi detalhado por Roger Willians. A partir de 1º de outubro, a marcação de consultas poderá ser feita pela plataforma www.limeira.sp.gov.br/agendafacil. O primeiro passo é realizar o cadastro, informando nome, CPF e criando uma senha. Em seguida, o usuário poderá escolher o profissional, o profissional de preferência, a UBS, a data e o horário da consulta.

Concluída a operação, o sistema irá gerar um comprovante que pode ser salvo ou impresso. Caso precise cancelar, o próprio paciente poderá realizar o procedimento on-line, liberando o horário para outro usuário.

Para utilizar a nova plataforma, é fundamental que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados na UBS, pois a ferramenta vincula os agendamentos e libera o login com base no número de celular informado. As equipes da Secretaria de Saúde já estão sendo capacitadas para apoiar os moradores nessa fase de adaptação.

A expectativa é que 70% dos pacientes da rede municipal passem a utilizar a plataforma, o que deve evitar filas nas UBSs e reduzir a duplicidade de agendamentos. No entanto, quem preferir pode seguir com os agendamentos presencialmente. “O sistema ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. É o governo mais próximo do cidadão”, afirmou Willians. Em caso de dúvidas, os usuários podem acionar a assistente virtual Lia pelo WhatsApp (19) 98416-0156.

Confirmações e lembretes

O Agenda Fácil também enviará confirmações e lembretes automáticos das consultas e exames. A confirmação será enviada pelo WhatsApp na semana do agendamento, enquanto um lembrete adicional será disparado 24 horas antes do procedimento.

De acordo com Willians, a novidade deve reduzir o índice de faltas, que chega a 15% na Atenção Básica e a 24% na Atenção Secundária. “Teremos um sistema semelhante ao dos convênios particulares. Considerando a média de 45 mil consultas por mês na Rede Municipal, a medida deve diminuir de forma significativa o absenteísmo, acelerar os agendamentos e reduzir custos”, ressaltou.

Autorização de exames
Outra inovação será o envio automático de autorizações de exames. Atualmente, o paciente precisa retirar o documento pessoalmente na Secretaria de Saúde – no caso dos exames de média e alta complexidade. Gradativamente a partir de outubro, a autorização será enviada pelo WhatsApp do paciente, acompanhada de informações sobre o preparo necessário ao procedimento. A rede municipal contabiliza 7 mil exames por mês, distribuídos em 138 categorias. O índice de faltas é de 13%, e a expectativa é que a medida contribua para reduzir esse percentual.

Texto: Cibele Gianechini – Ilustração: Freepik

Compartilhar esta postagem