Da alimentação à alta hospitalar: acolhimento reduz os impactos da internação
A internação hospitalar para realização de uma cirurgia pode representar um desafio para o paciente e seus familiares. No entanto, práticas de acolhimento podem tornar a experiência mais leve. Após a retirada de uma neoplasia benigna na face, João Pedro Dudu Ramos, de 14 anos, deixou o hospital Medical, da Hapvida, em Limeira, após 11 dias de internação.
Ao fim de sua jornada hospitalar, o adolescente experienciou uma atividade denominada “Alta Feliz”. Na ocasião, profissionais envolvidos em seu tratamento se reuniram para uma foto ao lado do paciente e seus familiares. “Trata-se de uma ação de acolhimento que deixa esse dia ainda mais especial para nossos pacientes. Toda a nossa equipe comemora a conquista dos pacientes, como o João Pedro, e de sua família”, conta a psicóloga da Hapvida, Lua Helena Moon Martins Cardoso.
Mãe do garoto, Gislene Ramos celebra a superação dos desafios. Ambos residem em Mogi das Cruzes, situada a 3 horas de Limeira. “No período em que ficamos no hospital, fomos muito bem recepcionados com escuta ativa e empatia. Isso ajuda bastante”, conta.
Para ela, o acolhimento e o atendimento humanizado de toda a equipe foram essenciais. “Estávamos em uma cidade que não conhecíamos ninguém e longe da nossa família. Fomos abençoados porque tudo ocorreu conforme Deus planejou”, completa.
Além da Alta Feliz, a atenção ao bem-estar do paciente se manifesta de diversas formas e inclui a execução de diversas ações, a exemplo de uma refeição especial servida a partir da atuação de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
“Acreditamos que o acolhimento é fundamental para tornar a experiência hospitalar mais leve e especial para nossos pacientes e familiares. É um prazer ver a superação de desafios como o de João Pedro e sua família. Nossa equipe está comprometida em oferecer o melhor cuidado possível”, pontua Franciane Gonçalves, diretora de acolhimento e bem-estar do cliente da Hapvida.
Informações/Foto: Proimprensa Comunicação