GRIPE: Saúde quer vacinar 113.480 limeirenses

GRIPE: Saúde quer vacinar 113.480 limeirenses

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, a gripe, teve início na última segunda-feira, 10, e segue até o dia 15 de maio em todo o território nacional, com a pretensão de chegar aos 90% do público alvo. Neste ano não terá escalonamento por faixa etária, com os grupos prioritários podendo se vacinar durante todo o período da campanha. E Limeira não é diferente e, assim como em todo o país, conforme relatou a Secretaria da Saúde à Tribuna de Limeira, as coberturas vacinais para a maioria dos imunizantes estão abaixo do preconizado para evitar a ocorrência das doenças. “A cobertura ideal para a influenza é de 90%”, informou a pasta ao ser questionada pela Tribuna.
Segundo a Saúde, a estratégia do não escalonamento dos grupos poderá, sim, melhorar as coberturas, considerando-se que eles não precisarão aguardar as datas definidas. A pasta alerta, também, que é importante que as pessoas se vacinem nesse período que antecede o inverno, para chegar à estação devidamente imunizadas. Para este ano, o público alvo da campanha é de 113.480 limeirenses. No ano passado eram esperados que 105.426 se vacinassem, porém os números não atingiram as metas estabelecidas. “Em 2022 foram vacinadas, de todos os grupos, 87.138 pessoas com a cobertura vacinal chegando aos 82,6% e, deixaram de se vacinar 18.288, ou seja, 17,4% do público alvo”, lembrou a Saúde.

TRÊS CEPAS

Em Limeira, a campanha de vacinação contra a influenza começou em 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), incluindo a própria Vigilância Epidemiológica, o antigo postão, que segue vacinando normalmente. Todos os locais para a imunização estão disponíveis no site da prefeitura www.limeira.sp.gov.br/vacinacao-gripe-influenza. A exemplo de outros anos, a campanha poderá também ser prorrogada para além do 15 de maio. Neste ano, de acordo com a Saúde, o MS (Ministério da Saúde) não estabeleceu um Dia D de vacinação. “Limeira, entretanto, mantém a vacinação da gripe aos sábados, durante os plantões, para facilitar o acesso e melhorar as coberturas vacinais e um Dia D municipal também é estudado”, informou a pasta.
Para 2023, a composição da vacina inclui três tipos de cepas de vírus em combinação, que são A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09; A/Darwin/9/2021 (H3N2); B/Áustria/1359417/2021. “A vacina utilizada neste ano, portanto, protege contra os três tipos de influenza, a Influenza A H1N1; Influenza A Sazonal (influenza comum) e Influenza B”, finalizou a Secretaria da Saúde. Para se vacinar é preciso levar a Carteira de Vacinação, o Cartão SUS e um documento de identidade com foto.

Pontos de Vacinação

UBS Abílio Pedro, Rua Agostinho Gianotto, s/nº (próximo ao nº 147).
UBS Aeroporto, Avenida Dr. Antonio de Luna, s/nº esquina com a Rua Emília.
UBS Campo Belo, Avenida Pedro Perissotto, nº 1.973.
UBS Cecap, Avenida Fausto Esteves dos Santos, s/nº.
UBS Morro Azul, Rua Oswaldo Bertolini, nº 500 .
UBS Dores 1, Avenida Frei João das Mercês, nº 50.
UBS Dores 2, Avenida Vitório Bortolan, nº 1080.
UBS Nova Europa, Rua Dona Eliza Sthalberg, nº 366.
UBS Nova Limeira, Rua José Fontini, nº 179.
UBS Nova Suíça, Rua Vereador Samuel Berto, s/nº.
UBS Novo Horizonte, Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº.
UBS Planalto, Rua Professor Hely de Almeida Campos, s/nº.
UBS Hipólito 1, Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº.
UBS Tatu, Rua Jacob Degaspari, nº 71.
UBS Vista Alegre, Rua Alberto Pelegrino, s/nº.
UBS Graminha, Luiz Pereira do Prado, nº 156.
Vigilância Epidemiológica, Avenida Ana Carolina de Barros Levy, 650, Centro.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhar esta postagem