Estoque de vacinas está normalizado nas unidades de saúde
Com vacinas recebidas, os imunizantes que estavam em falta na rede municipal agora já podem ser aplicados
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br
O estoque de vacinas que estavam em falta na rede municipal começou a ser regularizado. Na quarta-feira, 22, quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde receberam os imunizantes, como as dos bairros Nova Suíça, Planalto, Novo Horizonte e Vista Alegre. Os demais postos estão sendo abastecidos nesta quinta-feira, 23. A informação acaba de ser distribuída à imprensa, através da Secretaria de Comunicação Social.
Segundo a Secretaria da Saúde, as vacinas regularizadas incluem imunizantes essenciais para crianças, adolescentes e adultos, como a tetra viral, que protege contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola, a pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. De acordo com a nota, o desabastecimento foi causado por atrasos no envio das vacinas por parte do Ministério da Saúde, situação que também afetou outras cidades do país.
Para facilitar o acesso à imunização, o município reforça a importância de que a população procure a UBS mais próxima. “Além disso, haverá um plantão de vacinação neste sábado, 25, das 8h às 13h, na UBS Hipólito 1, com a atualização vacinal”, finalizou a nota. Entre os imunizantes recebidos estão o ACWY (meningocóciga conjugada), Meningocócica C, Varicela, Tetra viral, Pentavalente, Febre amarela e a VIP (Vacina Inativada Poliomielite).